sábado, 2 de agosto de 2008

Vamos exercitar?

Olá, turma!

Leram os textos? Agora vamos treinar a compreensão, a síntese e a clareza.


Elabore em texto sua visão sobre o que é comunicação empresarial e qual sua importância.


Revisando, responda:

1. Quais são os elementos da comunicação?
2. Como se dá o processo da comunicação?
3. Quais são as funções da linguagem e apra que servem?
4. Quais são os níveis de linagem? Exemplifique.
5. O que são canais de comunicação?
6. O que é MCM e para o que servem?
7.Quais são os tipos de fluxos de comunicação em uma empresa? Exemplifique.
8.Quais as diferenças entre dados, informação e conhecimento?
9. Qual é a diferença entre comunicação interna e externa?
10. O que é rádio peão?

11 comentários:

Anônimo disse...

Nas últimas décadas, com os efeitos causados pela globalização da economia as organizações, para sobreviverem e obter êxitos no mercado bastante competitivo, tiveram que rever seus conceitos e culturas em suas instituições empresariais. O setor que mais precisou de atenção e transformações foi o de comunicação. Com inúmeros meios de informações disponíveis aos clientes, que se tornaram mais bem informados e exigentes. Concluindo, a comunicação também é indispensável em qualquer segmento da sociedade.

Anônimo disse...

Comunicação Empresarial

A comunicação é um fator muito importante na vida de todo ser humano, pois sem ela o homem não pode se relacionar com outras pessoas.
Ao longo dos tempos surgiram várias formas de comunicação que puderam ser transmitidas de muitas maneiras, elas podem acontecer por meio da escrita, de sons, imagens, gestos, verbalmente etc.
Ao passar dos anos foram surgindo os meios de comunicação em massa, esse tipo de comunicação leva informações para as massas por meio de televisão, radio, jornais, revistas, livros etc. Dessa forma as informações alcançam com precisão um publico grande e diverso tanto na idade quanto no sexo ou na própria cultura.
Acontece de a comunicação dentro de uma empresa ser difícil. Os ruídos acontecem pelo fato de ter dentro da organização níveis hierárquicos que podem fazer com que os subordinados se sintam intimidados ao se comunicarem com alguém que tenha maior autoridade. Outro fator que contribui para que haja ruídos na comunicação é o de passar ao mesmo tempo muitas informações ao funcionário deixando-o confuso. O gerente precisa promover um ambiente adequado para que os funcionários se sintam á vontade para falar, facilitando assim a comunicação.
Para comunicação ser eficiente ela precisa ser horizontal, interativa e diversificada entre os departamentos da empresa.
Os gerentes precisam fazer um compartilhamento das informações entre os funcionários, motivando grande troca de informações entre os departamentos da empresa e contribuindo para a diminuição de barreiras informacionais.

Anônimo disse...

Comunicação Empresarial
Só pode haver comunicação se o receptor entender a mensagem que o emissor está passando, caso isso não aconteça, não podemos então dizer que houve comunicação. Se a mensagem não foi entendida podemos dizer que houve ruídos, e esse ruído pode estar refletido no emissor, ou no receptor, ou mesmo no meio de comunicação, no veículo (ou canais) que foi usado para ser transmitida a mensagem, e a esse problema denomina-se ruído. Se o emissor transmitir a mensagem e o receptor der o feedback é porque a mensagem conseguiu alcançar seu objetivo, que é o de ser entendida pelo receptor. Se o emissor passar informação ao receptor e não houver perda de informação podemos dizer então que a comunicação foi eficaz, e para tanto é necessário levar em conta as condições ambientais, o tipo de mensagem, as condições de quem está recebendo a mensagem e se os veículos usados são apropriados no momento em que a mensagem estiver sendo transmitida.

Anônimo disse...

Comnicação Empresarial

A comunicação organizacional é de fundamental importância paraa sobrevivência e existência de uma empresa. As dificuldades de se comunicar, os meios e o sistema comunicativo dentro das firmas passam por inúmeros processos de troca de informações.
Ao analisar o grau de importãncia da comunicação nas organizações é possível se dizer que sem a comunicação entre os grupos humanos seriam impossíveis. A troca de mensagens entre os sujeitos, onde pode ser verbal ou não verbal, utilizam-se de uma linguagem adequada para cada situação vivida.
Em uma situação de dificuldade de comunicação na empresa, pode estar sendo gerada por uma falta de simplificação ou uma forma inadequada ao se transmitir tal informação a determinado setor na organização.
Muitas das vezes os meios comnicativos podem estar sendo utilizados de maneira impropria em determinado contexto. Utilizar-se dos meios de informção tem que estar capacitado em a transmissão de dados do melhor modo possível eficientemente e eficaz.
No sistema comunicativo tem a fundamental função de transmitir informações de várias maneiras, observando aos níveis da linguagem que são utilizadas para cada situação nas organizações. Situações de troca de informação por meios eletronicos.
A comunicação organizacional tem a sua base na troca de informações dentro das empresas, buscando a melhor e mais pratica de transmissão de informções e de fácil entendimento a todos.Por isso a importância da melhora na comunicação que é de vital importância no desempenho da comunicação organizacional.

\o/ disse...

muito bem! continuem comentando.
Parabéns Orlando, Hellen e Marcelo por terem iniciado. abraços, Solange

Anônimo disse...

A comunicação organizacional pode manter uma empresa no mercado quando é bem administrada, porém quando não existe dentro da empresa pode levá-lá a grandes conflitos externos e internos levando a empresa a se trumbicar e afundar no mercado.

Anônimo disse...

Comentários do exercício:
A comunicação é uma ferramenta de fundamental importância dentro das organizações, para um bom desempenho precisa ser trasmitida com clareza para os seus receptores, sendo equiparada para o público alvo de nível, baixo, médio ou alto.
Os canias de cominunicação, como rádio,televisão,internet, jornais e revistas tem ajudado muito na comunicação empresarial e cultural, sendo um dos principais MCM- Meios de comunicação de massa.
Dados: são observações, valores, informações desorganizadas; Informações: São dados, informações de forma organizada;Conhecimento: São os dados e as informações transformadas, contextualizadas com o conhecimento adquirido.
Comunicação interna: É a informação transmitida ao públio interno da emnpresa, ou seja o seu corpo funcional, enquanto que comunicação externa: É toda divulgação com foco a sociedade com interese de venda, lucro.
Rádio peão: é a conversa paralela dos servidores no meio do corredor sem fundamento,nem interese profissional.

Anônimo disse...

A comunicação pode ser transmitida de varias formas através de palavras, gestos, da maneira de se vestir, etc. Estas formas estão ligadas à cultura, pelos valores e costume de um povo que se expressa através de varias formas. Ela esta com constante mudança os significados das palavras é você que faz, vem se evoluindo conforme a tecnologia, pela facilidade e rapidez.
As empresas hoje tem muito usado a televisão como uma forma de divulgar o seu desenvolvimento. Mas não é só televisão que ajuda em nossa comunicação mais temos também o telefone, rádio jornal, e outros muitos.
A eficácia e eficiência dentro da empresa são essenciais, à eficácia e o resultado seus esforços e a eficiência são as formas mais adequadas que você acha que se adequar à realização do seu objetivo.

Anônimo disse...

Resumo dos Textos da  Maria Alzira 

Comunicação Empresarial  

            A comunicação na empresa é o instrumento responsável para a definição de objetivos e meios para que  as metas sejam alcançadas com eficiência.
            Uma palavra, uma mensagem tem o poder de expressar um sentimento, uma ação e uma reação. Nas organizações para que uma mensagem chegue ao seu destino planejado, o supervisor(o emissor) deve fazer um feedback da mensagem para possibilitar saber se a mensagem foi bem entendida pelo receptor. Toda cautela para que a informação chegue de forma eficaz é necessária, pois os ruídos podem dificultar esse processo de emissão.
            Saber utilizar a dicção de acordo com o ambiente e com o grau de formalidade que os departamentos necessitam, também é importante, pois "termos técnicos podem dificultar a compreensão e a sobrecarga de informações podem confundir o funcionário!". Nos sistemas de comunicação é imprescindível saber utilizar os canais,por exemplo, se a situação exigir persuasão, logo o meio mais rico é o recomendável, então podemos
recorrer aos meios: face a face ou telefone.
            E sobre os meios de comunicação em massa, eles colaboram para a divulgação de informações em grandes dimensões, assim produtos e serviços de empresas passaram a ser expostos em larga escala em comerciais, jornais, entre outros beneficiando a cultura industrial. Desse modo, esses meios interagem com o público tanto interno, quanto externo, seja veiculando propagandas ou fazendo comunicados sobre suas atividades ou projetos. É uma forma de economizar dinheiro e tempo e atingir um grande número de pessoas.
A evolução desses meios de comunicação trouxe inovações nas atitudes; pensamentos e estratégias. Quando iniciou a tecnologia da informação, os gerentes responsáveis pelas informações preocupavam-se na área de Dados da empresa, em processar, armazenar e transferir dados. Com as mudanças do mercado, hoje estão interessados em pesquisar resultados financeiros, conhecer o seu público e saber suas satisfações e,ainda, analisar as previsões do mercado.
O mercado imprevisível obriga as organizações a se adequarem as novas exigências, para não “ficar por fora” e para acompanhar o ritmo, as empresas têm que possuir uma boa estrutura e coordenação para que todos os recursos sejam utilizados a seu favor, como: as estratégias, canais e fluxos que são capazes de organizar melhor a distribuição de tarefas e proporcionar um melhor direcionamento das informações.
É fundamental conhecer os estágios pelo qual a empresa passa para poder ter um domínio, saber os problemas que vão enfrentar e o tipo de comunicação mais recomendável, por exemplo, no primeiro estágio (empresarial) é caracterizado por riscos, apostas; e a comunicação utilizada é a face a face, mas logo quando essa forma “arriscada” de empreender já não é suficiente, é necessário traçar novas metas, hierarquias e comunicações definidas, entrando assim em outro estágio; e quando este não estiver mais sendo o adequado, será substituído por outros que poderão ter comunicação frequente e mais formal ou um controle com a comunicação horizontal.
Ser flexível, eficiente e buscar a rapidez na comunicação são as formas de alcançar de maneira mais rápida as adaptações às mudanças necessárias ao ambiente.
Portanto, uma empresa tem que estar aberta a inovações, a mudanças, conhecer as novas exigências (necessidades) do mercado e sobretudo, ter uma boa comunicação, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo, para que o público possa entender a mensagem sem que haja ruídos, ou seja, de forma eficiente.

\o/ disse...

Muito bem gente!!! Vamos em frente!! beijinhos, Solange

Lista Telefonica disse...

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