terça-feira, 9 de setembro de 2008

27° Feira do Livro de Brasília- 2008


Oi, turma!



Na semana passada visitamos a 27 Feira do Livro de Brasília. Lá estavam diversos expositores, atrações, palestras e livros!


Pessoalmente, vi aspectos positivos e outros nem tanto nesta edição da feira. E você, qual foi sua impressão?


Poste aqui nos comentários desta postagem as suas observações (pequeno relatório), abordando também sobre como estava a "comunicação organizacional" do evento.


Abraços,



Solange

21 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, Prossefora Solange!

A minha impressão da feira foi muito positiva, lá pode apreciar grandes autores brasileiros,também estrangeiros. Conheci a História do nosso grande autor Machado de Assis e conclui que diante de tantas dificuldades enfrentada no início de sua carreira,podemos chegar ao ponto que desejar-mos, é só trabalhar e crer em nossos esforços.
Referente a comunicação organizacional creio que deveria realizar uma propaganda mais intensa junto ao governo,escolas e comunidade, para que todos possam conheci e apreciar o grande prazer da leitura e o seus valores. Visualizei uma comunicação individualizada sem grandes enfoques, ou seja boca a boca, para um sucesso marcante a assesoria do evento,deverá investir em massa em propagandas e marketing, voltada para toda população.

Anônimo disse...

Boa tarde professora

Anônimo disse...

Boa tarde professora.
Segue meu comentário sobre a feira do livro, com certo atraso, devido problemas técnicos em emu computador.

Minha visita à 27ª Feira do Livro de Brasilia - 2008, foi bastante proveitosa, principalmente a palestra proferida pelo jornalista escritor Domingos Meireles sobre o lançamento de seu 2º livro. Em relação a comnunicação organizacional, me sinto um pouco despreparado a fazer comentários críticos sobre o asssunto, ceio eu que deve-se a minha pouquíssima experiência em eventos dessa natureza.

Orlando da Cruz Lopes.
3º Semestre de ADM.
IESCO.

Anônimo disse...

Boa tarde professora.
segue síntese dos capítulos 01 a 04 de livro Comunicção Empresarial da escritora lMaria Alzira Pimentel.

A professora e escritora Maria Alzira Pimentel, em seu livro "Comunicação Empresarial", nos capítulos um a quatro faz uma abordagem sobre comunicação, cultura, informação e tecnologias na informação. Discorre também sobre comunicação desde o início da escrita até a era da informática, dando ênfase bastante acentuada na comunicação e informação nas organizações, partindo dos clientes internos e externos, da comunicação formal e informal, dos meios, modelos, fluxos e principlalmente dos avanços tecnológicos da informação que tem apresentados nas últimas décadas.

Anônimo disse...

A comunicação na feira do livro

Professora, muito bom o que você expôs sobre a feira do livro, gostei do seu comentário e concordo com ele. Agora vou falar um pouco do que aprendi e vi na feira.
A comunicação na feira do livro foi muito agradável e de bastante proveito para mim, e acredito que não só para mim como também para tantas outras pessoas que se fizeram presente naquele local. Os meios usados para transmitir a comunicação foram muito criativos, podemos citar aqui alguns exemplos. Quem esteve na feira pôde ver um senhor idoso de barba e cabelos brancos e longos fazendo papel de Tiradentes, foi muito criativo a maneira pela qual ele usou a imagem do Tiradentes para passar a mensagem que ele queria, carregando uma placa com a seguinte frase: “Se todos quisessem poderíamos fazer do Brasil uma grande nação!”. Essa comunicação visual chamou a atenção de muita gente ali presente.
Os feirantes usaram de muitas formas para transmitir suas mensagens para atingirem ao diversificado público ali presente. Transmitiam mensagens escritas, sonoras e visuais, com ilustrações atraindo o público infantil e adulto divulgando cartazes, panfletos, painéis, livros, palestras e murais focalizando anúncios por toda parte na feira, usando da criatividade de forma agradável e eficaz para atrair a clientela. Algumas mensagens atraiam mais que outras, mas enfim, foi muito bom.
Os cartazes, panfletos e painéis tinham sempre frases curtas cujo objetivo era que a comunicação alcançasse todos os visitantes da feira.


Hellen Fontenele Nascimento Souza Pereira.

Faculdade IESCO/Noturno

Anônimo disse...

A FEIRA DO LIVRO FOI MARAVILHOSA , POIS , PARA MIM QUE NUNCA TINHA IDO TUDO NOVIDADE , FUI EU E MINHAS TRÊS FILHAS , E UM MUNDO ENCANTADO CHEIOS DE SONHOS E ILUSÕES , ESQUECEMOS ATÉ QUE EXISTE UM MUNDO TÃO MESQUINHO E QUASE SEM CALOR HUMANO. SE DEUS QUIZER NO PROXIMO ANO ESTAREMOS LÁ DE NOVO . OBRIGADA PROFESSOURA PELO INCENTIVO , E ATÉ A PROXIMA FEIRA .

Unknown disse...

boa tarde solange .vou deixar meu comentario a respeito da feira do livro.
bom em primeiro lugar a feira foi maravilhosa .gostei muito, principalmente pelos livros infantis .e muitos outros ,mas sobre a comunicaçao achei que deixou muito a desejar.pois eu nao vi nenhum cartaz, e outros meios de comunicaçao sobre a feira ,a nao ser o comunicado feito pela professora solange .e ate mesmo la no patio brasil achei a comunicaçao muito pouca .tive muita dificuldade para saber que a feira era la do lado de fora .pois nao tinha nada especificando .fiquei perdida , terminando acho que faltou um pouco mais de comunicaçao sobre o evento.mas entretanto quando conseguir chegar la fiquei muito feliz .pois estava maravilhosa a feira do livro.beijos

Anônimo disse...

Olá professora Solange,
A visita a feira do livro foi uma excelente oportunidade de enriquecimento intelectual para mim, pois foi possível ter acesso a diversas culturas em um mesmo local através dos livros que lá estavam expostos.
Observei que a divulgação do evento realmente chamou a atenção de quem passou por lá. Mas por ter sido realizada no shopping Pátio Brasil, a feira foi visitada, em sua grande maioria por pessoas com melhores condições financeiras.
Acredito que devido aos preços dos livros que lá encontrei, seria possível que pessoas financeiramente menos favorecidas adquirissem aqueles livros, e portanto no meu ponto de vista a localização não contribuiu a estes.
E como todos sabemos a leitura é primordial para a formação de cidadãos consciente.
No mais a feira foi excelente.

José Edineudo Bernardo Oliveira

Anônimo disse...

27° FEIRA DO LIVRO

A 27° feira do livro foi a que mais enriqueceu meu conhecimento,pude encontrar livros que a muito tempo procurava e apesar de tumultuada a comunicação dos atendentes para com os clientes achei bem satisfatória.

Anônimo disse...

Queridos!
Parabéns aos que já postaram...
Não se esqueçam de colocar o nome no final do texto! Pois tem anônimo dizendo por aí... hehehe

beijinhos!
Continuem a refletir..

Anônimo disse...

FEIRA DO LIVRO:

O que e a feira

Éum evento cultural, onde são expostas idéias, pensamentos, expressões e sentimentos através do livro.
A feira é feita para o público em geral, sua diversidade de conteúdos consegue atingir as criancas, os jovens e os adultos, de qualquer classe social.
Esse evento é uma forma de incentivar as pessoas a terem o prazer de ler um livro, de ampliar seus conhecimentos, melhorar a leitura e a compreensao dos textos. A feira do livro também raliza palestras, onde todo o público pode participar, assim como também leva autores que autografam seus livros em lancamento.
Esse evento é fundamental para que todos tehnam acesso a cultura e até mesmo diversão. É excepcional, pois cosegue de forma organizada, interagir o público e conscientizá-los da importancia da busca pelo conhecimento.
Minha visao- Na 27 feira do livro de 2008 todos esses elementos citados acima estavam presentes. No meu ponto de vista, foi bem planejada e conseguiu atraves das variedades de livros chamar a minha atencao.
Obs.(gostei tanto que ate recomendei para aminha mae ir ao evento depois, e ela acabou indo e trazendo algumas lembrancas...)
Gostei bastante, fui bem atendida onde passava e sou de pleno acordo que tenha varias outras feiras dessa, pois me senti mais motivada.

23 de Setembro de 2008 20:53

Anônimo disse...

Buenas vibraciones!!!

Por livre e espontânia pressão, Foi a primeira vez que estive na feira do livro, sempre achava que não tinha muito a ver comigo, contudo, meus conceitos mudaram.

Comparando o estudo em sala de aula com a Comunicação organizacional da Feira, vi alguns aspectos relacionados, como por exemplo: A Mídia. Achei um pouco vazio, esperava mais pessoas, talvez até um certo "tumulto". Acredito que o público alvo não foi tão atingido. Na minha opinião, nos Estandes da feira, faltou estratégia de marketing, para atrair o visitante, em certos estandes as pessoas não reagiam com a nossa visita. Não pagaria tanto para não vender! Se eu fosse Empresária de uma livraria e participasse de uma feira como essa, usaria uma estratégia de comunicação para atrair meu visitante. Espero que a próxima organização da feira, use uma boa comunicação organizacional para atrair o público que não gosta muito de ler!!!

Anônimo disse...

Feira do livro

Ao andar na feira pode ver vários tipos de estandes, de livros, dvd's e palestras, com diversos temas e gostos diferentes, uns queriam vender, outros queriam lançar, tinhas lugares onde crianças podiam ouvir contos, contarem cantigas de roda etc, a minha intenção era somente de olhar os livros, porém os estandes em que passei as pessoas simplesmente não me atendiam, ou seja, eu queria comprar um livro e um bom vendedor iria lá e faria uma apresentação do seu produto mostrando-me que valia a pena levar o seu produto, neste ponto acho que ouve falha na comunicação, o objetivo era vender livro, porém os funcionários deviam conhecer esse objetivo do autor, no ambiente infantil a intenção era mostrar o quanto foi importante os contos antigos e quanto eles ainda são importantes, esse tipo de comunicação foi excepcional, hoje a maioria das crianças só querem saber de internet, vídeo games etc, esse tipo de comunicação as fizeram ver que é divertido ler um bom livro, seja ele um romance, um conto, uma ficção ou um livro de ação. Para mim o livro é o meio de comunicação mais antigo que existe, sabemos que a comunicação surgiu da escrita, dos desenhos, essa feira serve para valorizar a sua importância para a comunicação, e me fez reconhecer isso,não gosto de ler mais reconheço a sua importância e estou mudando a minha concepção sobre leitura, realmente ler é crescer.
Priscila Linhares

Anônimo disse...

AlÔOO, turma!

Estou adorando os comentários!!
continuem publicando!

beijinhos

Solange

p.s. Depois farei uma seleção os trechos que achei mais interessantes.

Anônimo disse...

é a terceira vez que vou lá e cada ano que eu vou parece ta cada vez melhor, gostei muito de ter participado mais uma vez!
É muito importante eventos como esses para que todos tenham acesso a leitura.

Anônimo disse...

FEIRA DO LIVRO
A feira do livro foi uma maravilha,pois nunca tinha participado antes de algo tão intelectual.Esse evento é um incentivo para todos,pude perceber o quanto é importante aprimorarmos nossos conhecimentos e que só através da leitura conseguiremos essa evolução intelectual.Em relação à comunicação organizaçional achei interessante. as palestras realizadas no local foram maravilhosas.

Unknown disse...

Boa noite professora Solange,de acordo com a pesquisa, 500 mil pessoas visitaram a feira do livro no Pátio Brasil,atualmente um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste,a proposta da feira do livro e apresentar obras literárias,palestras e mini conferências.Este ano a homenagem foi feita à Thiago de Melo 82 anos,representando a qualidade de vida dos povos da floresta Amazônica,tambem houve a palestra do reporter e escritor Domingos Meirelles atualmente da emissora rede globo a relatando sua vida na ditadura militar.
Muitos leitores foram visitar a feira ,para comprar livros e pais que buscam incentivar o hábito da leitura de seus filhos.Referente a comunicação empresarial, a feira e importante para as pessoas que não gostam de hábitos de leitura para a população saber que a leitura e uma oportunidade de conhecer melhor os grandes autores,escritores e personagens de grandes histórias na literatura frizando a cultura, e a importância para a vida.

Alisson Alves.
3°Semestre de Administração.

Unknown disse...

Bom,a Feira do livro de Brasilia trouxe grandes autores e escritores literários,feita pela camara do livro do DF,que leva a leitura para pessoas que tenham o interesse de conhecer melhor a leitura.Grandes standes com livros para que chamasse a atenção do leitor.Na edição de 2008, a feira traz o escritor e poeta Thiago Melo com o tema de preservação ao meio ambiente e outros assuntos decorrente a literatura.Segundo um vendedor de livros Rodrigo Silva são esperados aproximadamente 400 mil pessoas , este ano com inovação, a feira traz grandes atrações, uma delas o grande reporter da rede globo com palestra referente a sua vida na época da ditadura Domingos Meirelles.A feira traz tambem a historia dos 50 anos da cidade satelite Taguatinga.Em relação a comunicação foi bastante proveitosa pois teve a divulgação nas escolas e faculdades com a presença de editores ,livreiros e bibliotecários com intuito de levar o que viu na feira para seus alunos assim incentivando a leitura que e muito importante para termos um conhecimento da nossa história e o que se passa no mundo atual.
Claudia.
3°Semestre de Administração

Unknown disse...

Francisco Pinheiro

Boa Noite Professora

Com o tema as palavras mudam o mundo a feira do livro apresentou-se como um grande evento da literatura brasileira.
Considerado um dos maiores eventos literários do Centro Oeste o homenageado deste evento foi o escritor e poeta Thiago Melo, de oitenta e dois anos ,que estava lançando o seu novo livro "ABC DAS FLORESTA" destinado ao público infantil, foi distribuido gratuitamente na feira.
Através da comunicação feita antecipadamente levou uma grande quantidade de pessoas, tornando o evento melhor e divulgando cada vez mais a necessidade da leitura.
Sua divulgação nas escolas e na imprensa colaborou para o sucesso da feira.
Tive o satisfação de observar vários autores e escritores na conferencias e tambem nas exposições de livros.
Na minha opnião faltou só um pouco de respeito com o escritor e reporter Domingos Meirelles, quando foi interrompida sua palestra, no demais foi muito gratificante poder participar do evento.

Anônimo disse...

A meu ver, a feira deste ano foi um tanto quanto mediocre. apesar de todo o esforço da organizaçao, ela nao conseguiu ser eficiente quanto ao seu proposito; 'levar o livro e a cultura da leitura a tantos quanto possiveis'.
Infelizmente, esse ano a produção do evento pecou em alguns aspectos organizacionais; um deles, creio eu, o mais importante os documentos para a liberaçao de verbas para o evento. É dificil conceber que por falta de comunicação, e me arrisco ate a dizer, 'competencia' dos produtores, um evento desse porte, tenha que ser paralisado com corte no fornecimento de energia por falta de pagamento. O erro na comunicação aconteceu apenas nessa parte, a da produção do evento. O evento em si, conseguiu à sua maneira, distorcer tais acontecimentos e simplesmente brilhar, principalmente com a palestra do jornalista Domingos Meireles. Os feirantes usaram de muitas formas para transmitir suas mensagens divulgando cartazes, panfletos, painéis, livros, palestras e murais; assim conseguiram atrair tanto o publico infantil quanto o infanto-juvenil e principalmente o adulto.
fica aqui minha critica quanto à produção do evento, porém devo salientar que nem Cristo conseguiu agradar a todos, maas a 27ª edição da Feira do Livro de Brasilia por pouco não chegou lá.


Leonardo Mendes Pereira
4º Adm - Iesco

Lista Telefonica disse...

Conheça a melhor Lista Telefônica do Litoral. Acesse www.SUALISTA.com.br e saiba mais!!!