domingo, 6 de janeiro de 2008

Atividade X – Dossiê e análise documental

Oi, pessoal!

Nesta segunda parte da disciplina, veremos na prática como são produzidos, redigidos, formatados os documentos corporativos. Sejam eles de uma empresa privada ou de um órgão público, há uma diferença quanto ao texto, organização, linguagem, padrão etc.

Então, chegou a hora da pesquisa de campo. Cada aluno analisará em seu contexto de trabalho (se necessário solicitando a permissão da chefia, é claro) como se dá a comunicação organizacional.
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Primeiramente, LISTE TODOS os meios que você identificar no contexto da empresa em que você trabalha, dividindo-se em: Comunicação interna e Comunicação Externa.
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Em seguida, pegue alguns exemplares (ou cópias) de documentos que possam ser levados para sala de aula (e-mails, jornal interno, revista externa, folder, memorando, carta etc.), para análise de montagem do dossiê. É importante que sejam documentos diferentes, destinados a públicos diferenciados e com temáticas diversas, para enriquecer o trabalho. Junte os documentos para reunião de grupo em sala.
Não se esqueça de relacionar aos tópicos estudados no primeiro bimestre: relações com o governo, com a mídia, com investidores, endomarketing etc.
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A terceira parte do trabalho é fazer (em grupo) a análise de cada documento a partir dos critérios conforme exemplo abaixo:

· Documento: memorando
· Emissor: Diretoria Executiva
· Público-alvo: Assessoria jurídica
· Linguagem: nível técnico
· Mensagem (resumo/assunto): solicitando apoio em uma auditoria interna
· Canal: impresso
· Análise do grupo: o documento tem uma comunicação muito específica, técnica, de difícil entendimento ao público leigo. Aparentemente está adequada ao propósito ao qual se destina.
  • Pontos positivos do documento: o canal escolhido foi adequado
  • Pontos negativos do documento: linguagem prolixa e texto com parágrafos muito longos.
  • Como poderia ser melhorada a comunicação: a linguagem poderia ser mais clara, concisa e o documento mais objetivo.
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Por fim, após CADA DOCUMENTO TRAZIDO pelo ALUNO ser organizado e analisado pelo grupo, conforme exemplo acima, haverá um debate na equipe para “comparar” os tipos de documentos, linguagens usadas, públicos etc. com o objetivo de verificar se as empresas fazem uma comunicação eficiente ou se precisam melhorar, e de que forma.
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Depois, será montado um dossiê (coletânea) com os documentos constando os itens a seguir:

1) Capa / nome da faculdade / nome da disciplina /título do trabalho/ nome do aluno pesquisador/ nome da empresa analisada
2) Folha de rosto
3) Sumário (índice constando as partes do trabalho e documentos integrantes)
4) Introdução (quais foram os objetivos, como se deu o trabalho)
5) Metodologia (como foi realizada: pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas etc)
6) Contexto empresarial. Nesse capítulo é para incluir um breve histórico da empresa analisada (tipo de empresa, legislação que a rege, quando foi criada, quantos empregados, ramo/segmento, região de atuação, tipo de produtos e serviços, contexto mercadológico etc.)
7) A comunicação organizacional. No capítulo constará inicialmente um texto introdutório falando de modo geral quais são os meios de comunicação usados na empresa, destinados ao público interno e externo, os mais utilizados, etc. Em seguida, cada documento antecedido de sua ficha de análise (conforme demonstrado acima)
6) Considerações finais. (conclusões do aluno acerca da comunicação que ocorre na empresa analisada)
7) Bibliografia (conforme normas da ABNT, incluindo os documentos analisados)
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Por último, haverá apresentação ORAL dos trabalhos (individualmente) para a turma, na qual será avaliada, além do conteúdo, também a comunicação do tema, postura oral e corporal do aluno etc.
Com a apresentação do PAINEL/BANNER:
- Título do trabalho
- identificação do aluno, disciplina, professor
- introdução,
- objetivos,
- metodologia/material analisado,
- resultados
- conclusão
- referências bibliográficas
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Atenção:
A partir de agora, as aulas serão baseadas na autonomia, com os encontro semanal dos grupos, em sala de aula, para desenvolvimento das atividades e orientação do professor, conforme solicitação, para tirar dúvidas. É preciso saber aproveitar a oportunidade para de fato trabalhar e receber orientações, que no final farão grande diferença no resultado das atividades.
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