quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pesquisas em comunicação corporativa

 
Versão
Comunicação Corporativa nas Organizações
ISBN: 978-85-89702-24-9
O DatABERJE, Instituto de Pesquisa da ABERJE, realizou este estudo sobre a “Comunicação Corporativa nas organizações”, apresentando dados relevantes sobre as características atuais da comunicação nas grandes empresas. A pesquisa, divulgada na revista “Valor Setorial – Comunicação Corporativa”, na edição de 08 de outubro de 2008, dia da Comunicação Empresarial, é a maior já realizada em âmbito nacional.
A parceria com o jornal “Valor Econômico” reflete a percepção de que a Comunicação Corporativa é um segmento de mercado que cresce em importância e investimentos, abre novas perspectivas para os profissionais da área e coloca o tema no mais elevado nível do debate no universo dos negócios.
O estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, Diretor-Geral da ABERJE e professor da ECA-USP e pela Profª Suzel Figueiredo, diretora do DatABERJE.
Digital
Pesquisa Sustentabilidade: comunicadores empresariais e do Congresso Nacional juntos pela transformação
ISBN: 978-85-89702-16-4.
Coordenadores: Paulo Nassar e Suzel Figueiredo.
Conheça, em primeira mão, a pesquisa Sustentabilidade 2008, realizada pelo DATABERJE – Instituto ABERJE de Pesquisa.
A pesquisa foi apresentada, no I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade por Paulo Nassar, Diretor-Geral da ABERJE e Prof.Dr. da ECA/USP e Suzel Figueiredo, Diretora do DATABERJE, ambos coordenadores deste estudo e marca o trabalho que vem sendo desenvolvido pela ABERJE sobre o tema da sustentabilidade empresarial.
PDF
Pesquisa: Sustentabilidade e a presença na mídia
ISBN: 978-85-89702-13-3.
Coordenadores: Paulo Nassar e Suzel Figueiredo.
O DATABERJE – Instituto ABERJE de Pesquisa realiza análise inédita da presença do tema sustentabilidade na mídia, uma iniciativa do DATABERJE, Trama Comunicação e Sino Soluções em Informações.
A análise foi coordenada e apresentada pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, Prof. da ECA/USP e Diretor-Geral da ABERJE e por Suzel Figueiredo, Diretora do DATABERJE, no I Fórum de Comunicação e Sustentabilidade que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília.

Classificaram-se como as dez empresas mais citadas: a Petrobras, Wal-Mart, Vale, Banco ABN Real, Banco do Brasil, Boticário, Bradesco, Itaú, Natura e GE, todas associadas à ABERJE.
PDF
Pesquisa Comunicação Interna 2007
Esta pesquisa tem o objetivo de mapear os avanços na área e comparar dados com as pesquisas sobre
o mesmo tema, realizadas em 2002 e 2005. É, portanto, a rodada sobre Comunicação Interna de 2007.
Os aspectos abordados enfocam o status da Comunicação nas empresas, a estrutura das equipes, a
formação dos gestores, os meios de comunicação mais utilizados, além de investimentos na área.
O estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, diretor-geral da ABERJE e professor da Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA – USP, e pela Profª. Suzel Figueiredo, diretora do
DATABERJE - Instituto ABERJE de Pesquisa, e professora de Pesquisa da Faculdade de Comunicação da
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP.

PDF
Desafios na Comunicação da Ação Social Privada
ISBN: 978-85-89702-19-5
Em parceria com o GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas -, o DATABERJE, Insituto ABERJE de Pesquisa, realizou uma pesquisa sobre os desafios na Comunicação da ação social privada. A parceria foi constituída com o objetivo de gerar conhecimento que contribua com a qualificação e aprofundamento da comunicação produzida em torno da ação sócio-econômico-ambiental de empresas, fundações e institutos de origem privada.
PPT
Estudo de Remuneração em Comunicação
(2007)
O Instituto ABERJE de Pesquisa (DATABERJE), em parceria com a DMR Consulting, realizou um estudo de remuneração para cargos de Comunicação, a partir de 120 empresas de todo o país.
PDF
Pesquisa sobre a Mulher na
Comunicação Corporativa
(2007)
ISBN: 978-85-89702-17-1
O Instituto ABERJE de Pesquisas (DATABERJE) com o apoio da Avon realizou uma pesquisa de opinião sobre sustentabilidade com mulheres da área de comunicação, e ouviu 114 profissionais em 110 empresas de todo o país.
Os questionários, formatados com perguntas fechadas e abertas, foram aplicados por telefone no período de 26 de fevereiro a 02 de março de 2006.
O estudo foi coordenado por Paulo Nassar, diretor-presidente da ABERJE e professor da ECA-USP, e Suzel Figueiredo, diretora do DATABERJE e professora da FAAP.


Março 2007
Pesquisa sobre as Expectativas dos Jornalistas dos Veículos de Comunicação do Brasil
para as Eleições 2006
Pesquisa ABERJE/Imprensa/Maxpress, realizada em agosto de 2006 pela Franceschini e coordenada pelo DATABERJE, revela quais são as expectativas dos jornalistas do Brasil para as eleições de 2006. O estudo foi feito anteriormente às campanhas eleitorais e abordou a opinião dos jornalistas com relação aos candidatos à presidência, à parcialidade dos veículos de comunicação, ao atual governo e aos Poderes Legislativo e Judiciário. Confira os principais resultados da pesquisa.
Agosto/2006
Pesquisa sobre a Mulher na
Comunicação Corporativa
(2006)
ISBN: 85-89702-18-9
O Instituto ABERJE de Pesquisas realizou uma pesquisa com mulheres da Comunicação Corporativa, e ouviu 101 profissionais da área em 101 empresas de todo o País. O estudo foi coordenado por Paulo Nassar, professor da ECA-USP, e Suzel Figueiredo, diretora do DATABERJE e professora da FAAP.

Março 2006
Radiografias Críticas
Pesquisa ABERJE/Imprensa/Maxpress de Avaliação das Assessorias de Imprensa, feita em dezembro de 2005 pela Franceschini, coordenada pelo DATABERJE, submete a relação entre redações, poder público e econômico a um raio-x que revela disparidade entre regiões do país no trato com a liberdade de expressão, a existência de pressão política e a dificuldade no acesso a informações de alguns setores produtivos
ABERJE divulga resultado da 2ª edição da pesquisa sobre Comunicação Interna
O estudo foi coordenado por Paulo Nassar, diretor-presidente da ABERJE e professor da ECA-USP, e Suzel Figueiredo, diretora da DATABERJE e professora da FAAP. A amostra envolve 117 organizações, classificadas entre as 500 maiores empresas do Brasil, de acordo com levantamento deste ano da revista Exame. Juntas, elas empregam mais de um milhão de funcionários e faturaram, no ano passado, acima de US$ 260 bilhões. Também estão incluídos na amostra sete bancos que figuram entre os maiores do país. A coleta de dados ocorreu entre 15 e 30 de agosto de 2005.
Pesquisa Imprensa/MaxPress/ABERJE 2005
Veja pesquisa inédita que afere a popularidade de Lula junto aos jornalistas brasileiros.
Imagem dos Três PoderesPesquisa inédita!
Para marcar o Dia da Imprensa, em 1º de junho, jornalistas de redações do Brasil inteiro avaliam a atuação e a imagem dos Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário .
A pesquisa está dividida em oito arquivos PDF, nos links ao lado.
Pesquisa sobre a Mulher na
Comunicação Corporativa
(2005)
ISBN: 85-89702-20-0
Pesquisa coordenada por Paulo Nassarpresidente executivo da ABERJE e professor da ECA-USP e Suzel Figueiredo, diretora do Instituto ABERJE de Pesquisas. O levantamento de campo esteve a cargo da NetTown Pesquisas, com supervisão de Carolina Navarro.

Março 2005
Pesquisa Comunicação Interna 2002
Instituto ABERJE de Pesquisas concluiu o maior estudo sobre o perfil da Comunicação Interna brasileira. A pesquisa foi aplicada entre agosto e setembro de 2002 e ouviu gestores de 100 das 500 Maiores e Melhores empresas de todo o País. Acompanhe os resultados.
Pesquisa Comunicação Interna 2001
Instituto ABERJE de Pesquisas
Pesquisa coordenada pelo jornalista
Paulo Nassar
diretor-executivo da ABERJE e mestre em comunicação pela ECA-USP
Pesquisa de Comunicação Corporativa 2001
Instituto ABERJE de Pesquisas e Ideafix Estudos Institucionais

Setembro de 2001

Um comentário:

Lista Telefonica disse...

Conheça a melhor Lista Telefônica do Litoral. Acesse www.SUALISTA.com.br e saiba mais!