quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Philips muda formato de escritórios


A próxima geração de escritórios, de acordo com a Philips





Conceito de Workplace Innovation
Philips do Brasil anunciou, recentemente, uma mudança no seu quartel-general em São Paulo. O escritório mudou para Barueri e agora adota algumas premissas interessantes, como a eliminação de estações fixas de trabalho, adoção tecnologia de ponta para comunicação wireless e horários mais flexíveis.
Estaria a Philips liberando geral? Na verdade não. A empresa vem implementando nos últimos dois anos um conceito que eles chamam de Workplace Innovation. Seus escritórios ao redor do mundopassam por uma transformação onde as pessoas podem trabalhar de forma mais inteligente, eficiente e sustentável.  O Brasil é o único país da América Latina que adotou o modelo até agora, juntando-se a EUA, Turquia, Holanda, China, Suécia e Índia.
Aliás, uma reportagem local da Índia mostra bem esse conceito na filial de Mumbai, logo abaixo. Atenção, sotaques de Apu no caminho.
Repare que realmente os funcionários não tem estação de trabalho fixa. E a mobilidade é maior, pois os números de telefone são os celulares. Além disso, as salas de reunião possuem iluminação em LED, mais econômica, e só acendem quando há alguém na sala. O conceito também carrega muito de sustentabilidade.
“A ideia é aproximar mais as pessoas e estimular o trabalho em equipe”, disse aos funcionários o presidente da Philips, Marcos Bicudo. “O novo modelo permitirá aos funcionários gerenciar melhor seu tempo e o equilíbrio de suas vidas.” Não há mais diferenciação estrutural hierárquica e poucas pessoas têm estações de trabalho fixas. Uma das ideias, por exemplo, é permitir e até estimular o trabalho em casa.
É um ganho e tanto para o trabalho móvel e é louvável a Philips incentivar esse modelo em seus escritórios, mas tenho cá minhas dúvidas se o sistema, em larga escala como está sendo aplicado, funcionará no Brasil.  Aqui, segundo o jornalista Clayton Netz, 800 funcionários vão se submeter a este modelo. Ele ressalta: “Numa empresa hierarquizada como a Philips, dividida em setores de negócios que até aqui pouco se comunicavam entre si, na qual os sinais exteriores de poder costumam contar muito, a implantação do Workplace Innovation deverá exigir um grande esforço de persuasão e jogo de cintura”. Tem também a questão do transporte. Alphaville não é necessariamente um espaço residencial acessível, o que forçará os funcionários a usar ou seus carros ou o transporte público.
De qualquer forma, os funcionários da Philips terão acesso a uma flexibilidade de trabalho que poucas empresas oferecem.
[via press release]

Um comentário:

Lista Telefonica disse...

Conheça a melhor Lista Telefônica do Litoral. Acesse www.SUALISTA.com.br e saiba mais!