30/03/2007
Ana Beatriz Benites Manssour
Não se assuste, comunicação corporativa não é uma nova ciência ou nova modalidade de comunicação. Na verdade, para nós, relações-públicas, o que tem de mais novo é mesmo o nome. Quem já ouviu falar ou já aprendeu alguma coisa sobre comunicação organizacional ou comunicação empresarial, não está longe da comunicação corporativa.
O que ocorre é que a expressão “corporativa” entrou na moda. Enquanto até uns anos atrás se usava organização ou empresa para nos referirmos ao conjunto de todas as divisões de uma instituição, hoje, em função da ascendência inexorável das multinacionais, que geralmente são de origem estrangeira e que têm cada vez mais filiais espalhadas pelo mundo, passou-se a dizer corporação. Em termos de Brasil, nada mais natural. Afinal, não é necessário sermos grandes analistas antropológicos e lingüísticos para sabermos que as expressões americanas, ou, pior, americanizadas, são uma verdadeira febre nacional. Em inglês, corporation nada mais é do que “uma empresa de negócios”, conforme o velho e bom dicionário Oxford (5th edition, p. 260).
Então, vamos deixar claro, desde já, que comunicação corporativa, comunicação organizacional e comunicação empresarial são sinônimos e que assim serão utilizados neste artigo.
Os princípios da comunicação organizacional não mudaram muito ao longo do tempo. Trata-se da gestão da comunicação estratégica da organização, ou seja, continue...
_____________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leitura complementar
- "Lições corporativas" - Washington Sorio
- A comunicação organizacional rompendo barreiras - Súsi Barcelos e Lima
- A interferência das diferenças sociais e níveis culturais do falante no registro da língua - Sitya e Prevedello
- Alguns conceitos usados em comunicação
- Artigos e monografias - Comunicação Organizacional
- Barreiras à comunicação organizacional - Márcio Gonçalves
- Comunicação corporativa - que novidade é essa? - Ana Beatriz Manssour
- Comunicação empresarial nos dias de hoje - Hélio Augusto de Magalhães
- Comunicação integrada: discurso ou realidade estratégica? - Juliana Sabbatini
- Dado, informação, conhecimento e competência - Valdemar W. Setzer
- Desafios de palavras - livro coletivo sobre TICs
- Direitos da Comunicação - Sean O'Siochru
- Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media - Jorge Pedro Souza (tese)
- Entrevista com Cláudia Costa - Comunicação Empresarial e RP
- Funções da Linguagem (Dicas UOL)
- Funções da Linguagem (site Algo sobre)
- Funções e figuras de Linguagem (site Grau Dez)
- Indústria Cultural e Adorno - resumo Daniel Ribeiro da Silva
- Indústria Cultural e Comunicação de Massa - Anamaria Fadul
- Letramento, variação lingüística e ensino de português - Janete Santos
- Língua - usos culto, coloquial e popular - gíria - Luiz Antonio Sacconi
- Meios de Comunicação de Massa (MCM) - Marc Raboy e Marcelo Solervincens
- O gerenciamento das relações públicas e da comunicação organizacional na Retrovisa Eventos
- O mundo, a crise e o espetáculo - Lícia Egger-Moellwald
- Processo da Comunicação
- Processo da Comunicação (Philip Kotler)
- Processo da Comunicação autêntica na relação familiar - Fernando Nogueira Dias
- Quem comunica se trumbica - Artur Roman
- Se impulso fosse garantia de sucesso, o mundo seria dos cangurus - Aldo Novak
- Sociedade da informação ou do conhecimento? - Resumo por Ana Neves
- Sociedade da informação/Sociedade do conhecimento - Sally Burch
Nenhum comentário:
Postar um comentário