Olá turma,
Mais um semestre começou e para "apimentar" este começo vamos à leitura:
- Capítulos 1 a 4 do livro "Comunicação Empresarial", de Maria Alzira Pimenta
- "Comunicação empresarial nos dias de hoje" - Hélio Augusto de Magalhães
- "Entrevista com Cláudia Costa" - Comunicação Empresarial e RP
- "Quem comunica se trumbica" - Artur Roman
Faremos um debate nas duas próximas aulas, combinado?
Não se esqueçam que na parte final deste blog tem sugestões de leituras complementares. Aproveitem! Quem quiser pode sugerir outros textos para eu incluir os links.
Vamos estudar e melhorar a comunicação, boa sorte a todos!
Abraços,
Solange
p.s. Clique aqui para ver a apostila deste semestre
(Atenção: outra parte está na "xerox" da faculdade)
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leitura complementar
- "Lições corporativas" - Washington Sorio
- A comunicação organizacional rompendo barreiras - Súsi Barcelos e Lima
- A interferência das diferenças sociais e níveis culturais do falante no registro da língua - Sitya e Prevedello
- Alguns conceitos usados em comunicação
- Artigos e monografias - Comunicação Organizacional
- Barreiras à comunicação organizacional - Márcio Gonçalves
- Comunicação corporativa - que novidade é essa? - Ana Beatriz Manssour
- Comunicação empresarial nos dias de hoje - Hélio Augusto de Magalhães
- Comunicação integrada: discurso ou realidade estratégica? - Juliana Sabbatini
- Dado, informação, conhecimento e competência - Valdemar W. Setzer
- Desafios de palavras - livro coletivo sobre TICs
- Direitos da Comunicação - Sean O'Siochru
- Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media - Jorge Pedro Souza (tese)
- Entrevista com Cláudia Costa - Comunicação Empresarial e RP
- Funções da Linguagem (Dicas UOL)
- Funções da Linguagem (site Algo sobre)
- Funções e figuras de Linguagem (site Grau Dez)
- Indústria Cultural e Adorno - resumo Daniel Ribeiro da Silva
- Indústria Cultural e Comunicação de Massa - Anamaria Fadul
- Letramento, variação lingüística e ensino de português - Janete Santos
- Língua - usos culto, coloquial e popular - gíria - Luiz Antonio Sacconi
- Meios de Comunicação de Massa (MCM) - Marc Raboy e Marcelo Solervincens
- O gerenciamento das relações públicas e da comunicação organizacional na Retrovisa Eventos
- O mundo, a crise e o espetáculo - Lícia Egger-Moellwald
- Processo da Comunicação
- Processo da Comunicação (Philip Kotler)
- Processo da Comunicação autêntica na relação familiar - Fernando Nogueira Dias
- Quem comunica se trumbica - Artur Roman
- Se impulso fosse garantia de sucesso, o mundo seria dos cangurus - Aldo Novak
- Sociedade da informação ou do conhecimento? - Resumo por Ana Neves
- Sociedade da informação/Sociedade do conhecimento - Sally Burch
26 comentários:
Solange, excelente iniciativa. Seu blog também é show! Pode contar comigo!
Valeu!
O BLOG FICOU OTIMO , VAI AUXILIAR MUITO,NA DICIPLINA DESSE SEMESTRE.
Bem proveitoso esse blog.
Ajuda a comprender e desenvolver a comunicação empresarial.
é uma forma pratica para o nosso desenvolvimento! eu adorei!!!!
o blog é uma forma de ampliarmos a nossa visao sobre a comunicaçao organizacional.
é uma boa ferramenta de estudos.
Este blob foi muito bom.
Ainda estou me familiarizando com o Blog...mais está muito bem elaborado e rico de conteúdo.Parabéns(Joelma C.dos Santos - Adm 2º semestre)
será bom se aqui, estiver disponivel o conteudo das aulas (material auxiliar), para nao ser necessario pagar os "trocentos reais la na copiadora.
esse blog é ótimo, adorei! pelo pouco que já li dos textos que estão aqui já foi de suma importancia para mim, meu desejo é que ele permaneça afim de nos favorecer cada vez mais a aprender e ser mais util para nossas vidas.
a criação do blog foi uma otima ideia,pois desta forma iremos interagir melhor e rapidamente com a turma, parabens pela ideia.
tenho certeza que irá ampliar nosssos connhecimentos e aprendizagem sobre nossa comunicação!!!Alexandre Melo 3°adm
este blog sera interresante pois ten varios textos complementares,isso nos ajudara pois e so um clique para ler o conteudo.
Essa iniciativa foi ecelente pois além nos despertar para a leitura, nos deixa carregados de informações que são importanticimas para o nosso dia dia e em principal para o nosso curso, ministrando assuntos de uma matéria muito boa.
Solange,
Gostei muito do blog, vai ajudar a turma a se integrar!
Solange, sem duvida uma excelente maneira de estimular os alunos!Parabéns pela atitude!
Solange,
Gostei muito do blog, vai ajudar a turma a se integrar!
Solange,
o blog é show de bola e vai
nos ajudar muito.
o blog é muito legal...
é muito rico o conteudo.
Professora não estou conseguindo postar o arquivo da síntese, por isso mandarei por e-mail.
Obrigado
hyt5rftghyugghy
síntese
com as várias formas de comunicação,seja através de palavras(oral e escrita), gestos, sinais que possiblita que as mensagens sejam transmitidas, é tão importante porque estabelece relações entre as pessoas e os diversos grupos humanos.Com a evolução da tecnologia a comunicação vem ampliando para um grande número de pessoas (mcm),uma variedade de informações e escolhas que atendem a públicos bastante distintos. hoje, cada vez mais é dada importância para captar idéias ou conhecimentos em formas e contextos diferentes, adquirir a riquza da informação e tornar a comunicação uma função que contribui para alcançar os resultados de metas e objetivos dentro da empresa e para melhor integração entre os componentes internos e melhor interação com ambiente externo.
SOLANGE, 5° SEMESTRE
SÍNTESE
Não é mais possível nos dias de hoje uma empresa ser analfabeta em comunicação, é preciso contar com profissionais especializados em comunicação, capazes de fazer as mediações entre os diferentes públicos, pois um dos mais importantes valores da comunicação empresarial é a credibilidade frente a esses diferentes públicos. Além de agregar valor, a comunicação contribui para manter a empresa no mercado, no entanto as empresas devem tomar cuidado ao se comunicar com seus públicos de relacionamento, precisam administrar muito bem os seus discursos para não correr o risco de se trumbicar, ou seja, premeiro elaborar a mensagem a ser transmitida para que ela seja interpretada de forma clara pelo receptor e tornar a comunicação eficaz.
SOLANGE( 5° SEMESTRE)
A comunicação organizacinal é muito importante para a imagem da empresa,muitas organizações não alcançam seus objetivos porque acreditam que basta apenas se comunicar,mas não colocam em prática os seus discursos.Muitos empresários não se dão conta de que a comunicação pode manter a empresa no mercado ou tirála de circulação e os concorrentes ficam a espera de um deslize para ataca
Comunicação e Cultura
A comunicação é fundamental dentro de uma organização,desde que as mensagens sejam passadas de forma correta,muitas empresas estão apostando em tecnologias e capacitandos seus funcionários para acompanhar as novidades que o mercado oferece.
Sintese:Comunicação e cultura.
Segundo Maria Alzira a comunicação é tão importante quanto o ar que respiramos.Sem ar puro não podemos respirar,se não respiramos morreremos e assim é a comunicação, sem ela é mesmo que não respiramos. Sem comunicação não podemos nos relacionar entre as diversas etnias, sejam qualquer forma de relação.
Postar um comentário