Queridos alunos!
O seminários estão chegando, não é mesmo?
Todos animados? Eu estou, pois sei que verei belos trabalhos!
Recapitulando, para os seminários todos alunos devem ler os capítulos 1 e 3 do livro Comunicação Empresarial de Paul Argenti e os capítulos 1 a 4 do livro da Maria Alzira Pimenta, que são a base teórica.
Em seguida, leiam as páginas do tema do grupo e busquem outras referências, exemplos contextualizados, casos brasileiros etc. Eu posso ajudá-los nisso!
A pontuação do grupo levará em conta a fluência verbal (oral e escrita), a criatividade ao transmitir o tema, recursos midiáticos, a clareza e a coerência quanto ao conteúdo, e a explanação de exemplos que ajudem esclarecer cada temática.
Os estudos de caso inclusos no final do capítulo (livro do Paul) podem, caso queiram, ilustrar o seminário.
Quanto ao tempo, cada grupo deverá apresentar em 30 minutos (lembrando que eu sortearei o apresentador). E o trabalho escrito consta de um texto produzido (por cada aluno do grupo) acerca do entendimento sobre o tema trabalhado.
• Técnicas de comunicação (capítulos 8 a 12 – p. 131/170 – Maria Alzira Pimenta) total p. = 39
• Cultura e clima organizacional (capítulo 5 – p. 80/97 – Maria Alzira Pimenta) total p. = 17
• Definindo a comunicação empresarial (capítulo 6 – p. 99/118 – Maria Alzira Pimenta) total p. = 19
• Comunicação estratégica (capítulo 2 – p. 27/43 – Paul Argenti) 16
• Identidade, imagem e reputação (Capítulo 4 – p. 80/104 – Paul Argenti) – [ver também o capítulo 3 - p. 59/70] total p. = 24
• Propaganda corporativa (capítulo 5 – p. 109/127 – Paul Argenti) – [ver também o capítulo 3 - p. 59/70] total p. = 28
• Relações com a mídia (capítulo 6 – p. 137/168 – Paul Argenti) – [ver também o capítulo 3 - p. 59/70 – Paul Argenti] total p. = 31
• Comunicação interna e endomarketing (capítulo 7 – p. 169/192 – Paulo Argenti e capítulo 7 Maria Alzira Pimenta) total p. = 23
• Relações com os investidores (capítulo 8 – p. 193/224 – Paul Argenti) total p. = 21
• Relações com o governo (capítulo 9 – p. 225/255 – Paul Argenti) total p. = 30
• Comunicação da crise (capítulo 10– p. 257/308 – Paul Argenti) total p. = 50
Até lá!
beijos,
Solange
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leitura complementar
- "Lições corporativas" - Washington Sorio
- A comunicação organizacional rompendo barreiras - Súsi Barcelos e Lima
- A interferência das diferenças sociais e níveis culturais do falante no registro da língua - Sitya e Prevedello
- Alguns conceitos usados em comunicação
- Artigos e monografias - Comunicação Organizacional
- Barreiras à comunicação organizacional - Márcio Gonçalves
- Comunicação corporativa - que novidade é essa? - Ana Beatriz Manssour
- Comunicação empresarial nos dias de hoje - Hélio Augusto de Magalhães
- Comunicação integrada: discurso ou realidade estratégica? - Juliana Sabbatini
- Dado, informação, conhecimento e competência - Valdemar W. Setzer
- Desafios de palavras - livro coletivo sobre TICs
- Direitos da Comunicação - Sean O'Siochru
- Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media - Jorge Pedro Souza (tese)
- Entrevista com Cláudia Costa - Comunicação Empresarial e RP
- Funções da Linguagem (Dicas UOL)
- Funções da Linguagem (site Algo sobre)
- Funções e figuras de Linguagem (site Grau Dez)
- Indústria Cultural e Adorno - resumo Daniel Ribeiro da Silva
- Indústria Cultural e Comunicação de Massa - Anamaria Fadul
- Letramento, variação lingüística e ensino de português - Janete Santos
- Língua - usos culto, coloquial e popular - gíria - Luiz Antonio Sacconi
- Meios de Comunicação de Massa (MCM) - Marc Raboy e Marcelo Solervincens
- O gerenciamento das relações públicas e da comunicação organizacional na Retrovisa Eventos
- O mundo, a crise e o espetáculo - Lícia Egger-Moellwald
- Processo da Comunicação
- Processo da Comunicação (Philip Kotler)
- Processo da Comunicação autêntica na relação familiar - Fernando Nogueira Dias
- Quem comunica se trumbica - Artur Roman
- Se impulso fosse garantia de sucesso, o mundo seria dos cangurus - Aldo Novak
- Sociedade da informação ou do conhecimento? - Resumo por Ana Neves
- Sociedade da informação/Sociedade do conhecimento - Sally Burch
Um comentário:
Comunicação
Nos quatro primeiros capítulos a autora aborda temas que estão interagidos com a comunicação, dentre esses temas esta a informação que essencial para uma comunicação, quando passada de maneira incorreta prejudica o objetivo da comunicação por ineficiência, na organização uma forma de comunicação interna é o feed back, o funcionário nunca irá saber se esta trabalhando corretamente ou não se essa informação não for passada a ele, outro tema abordado pela autora é tecnologia as novas tendências andam lado a lado com a comunicação, se isso não ocorrer prejuízos se refletirão no funcionamento da organização principalmente em organizações de grande porte, pois com as novas tecnologias as informações são transmiditas mais rápidas ( email, blogs ), onde muitas pessoas a recebem ao mesmo tempo, outro tema é a cultura, hoje a cultura de uma empresa pode ajudá-la grandemente na imagem e reputação perante o público externo, uma reputação firme pode ajudar muito uma organização em tempos de crise.
Neste livro vemos o início da comunicação desde a escrita até a era da informática, dando ênfase na comunicação organizacional desde os clientes internos ( funcionários ) aos externos juntamente com os meios de comunicação e suas evoluções, os modelos usados, o os fluxos que são os percursos desde o emissor ao receptor que pode ser horizontal ( entre o mesmo nível hierárquico ) ou vertical( entre diferentes níveis hierárquicos ). Enfim baseada nestes capítulos afirmo que não é de hoje que a comunicação é algo importantíssimo em uma organização, a todo instante nos comunicamos, a comunicação esta presente em nossas vidas desde que nem falávamos e andávamos, pelo primeiro choro, é algo valioso que deve ser trabalhado e estudado, pois quando bem feita gera o objetivo esperado.
Priscila Linhares Xavier
Postar um comentário