quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

SEMINÁRIOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Queridos alunos!

O seminários estão chegando, não é mesmo?
Todos animados? Eu estou, pois sei que verei belos trabalhos!

Recapitulando, para os seminários todos alunos devem ler os capítulos 1 e 3 do livro Comunicação Empresarial de Paul Argenti e os capítulos 1 a 4 do livro da Maria Alzira Pimenta, que são a base teórica.

Em seguida, leiam as páginas do tema do grupo e busquem outras referências, exemplos contextualizados, casos brasileiros etc. Eu posso ajudá-los nisso!

A pontuação do grupo levará em conta a fluência verbal (oral e escrita), a criatividade ao transmitir o tema, recursos midiáticos, a clareza e a coerência quanto ao conteúdo, e a explanação de exemplos que ajudem esclarecer cada temática.

Os estudos de caso inclusos no final do capítulo (livro do Paul) podem, caso queiram, ilustrar o seminário.

Quanto ao tempo, cada grupo deverá apresentar em 30 minutos (lembrando que eu sortearei o apresentador). E o trabalho escrito consta de um texto produzido (por cada aluno do grupo) acerca do entendimento sobre o tema trabalhado.


Técnicas de comunicação (capítulos 8 a 12 – p. 131/170 – Maria Alzira Pimenta) total p. = 39

Cultura e clima organizacional (capítulo 5 – p. 80/97 – Maria Alzira Pimenta) total p. = 17

Definindo a comunicação empresarial (capítulo 6 – p. 99/118 – Maria Alzira Pimenta) total p. = 19

Comunicação estratégica (capítulo 2 – p. 27/43 – Paul Argenti) 16

Identidade, imagem e reputação (Capítulo 4 – p. 80/104 – Paul Argenti) – [ver também o capítulo 3 - p. 59/70] total p. = 24

Propaganda corporativa (capítulo 5 – p. 109/127 – Paul Argenti) – [ver também o capítulo 3 - p. 59/70] total p. = 28

Relações com a mídia (capítulo 6 – p. 137/168 – Paul Argenti) – [ver também o capítulo 3 - p. 59/70 – Paul Argenti] total p. = 31

Comunicação interna e endomarketing (capítulo 7 – p. 169/192 – Paulo Argenti e capítulo 7 Maria Alzira Pimenta) total p. = 23

Relações com os investidores (capítulo 8 – p. 193/224 – Paul Argenti) total p. = 21

Relações com o governo (capítulo 9 – p. 225/255 – Paul Argenti) total p. = 30

Comunicação da crise (capítulo 10– p. 257/308 – Paul Argenti) total p. = 50



Até lá!

beijos,

Solange

Um comentário:

Anônimo disse...

Comunicação
Nos quatro primeiros capítulos a autora aborda temas que estão interagidos com a comunicação, dentre esses temas esta a informação que essencial para uma comunicação, quando passada de maneira incorreta prejudica o objetivo da comunicação por ineficiência, na organização uma forma de comunicação interna é o feed back, o funcionário nunca irá saber se esta trabalhando corretamente ou não se essa informação não for passada a ele, outro tema abordado pela autora é tecnologia as novas tendências andam lado a lado com a comunicação, se isso não ocorrer prejuízos se refletirão no funcionamento da organização principalmente em organizações de grande porte, pois com as novas tecnologias as informações são transmiditas mais rápidas ( email, blogs ), onde muitas pessoas a recebem ao mesmo tempo, outro tema é a cultura, hoje a cultura de uma empresa pode ajudá-la grandemente na imagem e reputação perante o público externo, uma reputação firme pode ajudar muito uma organização em tempos de crise.
Neste livro vemos o início da comunicação desde a escrita até a era da informática, dando ênfase na comunicação organizacional desde os clientes internos ( funcionários ) aos externos juntamente com os meios de comunicação e suas evoluções, os modelos usados, o os fluxos que são os percursos desde o emissor ao receptor que pode ser horizontal ( entre o mesmo nível hierárquico ) ou vertical( entre diferentes níveis hierárquicos ). Enfim baseada nestes capítulos afirmo que não é de hoje que a comunicação é algo importantíssimo em uma organização, a todo instante nos comunicamos, a comunicação esta presente em nossas vidas desde que nem falávamos e andávamos, pelo primeiro choro, é algo valioso que deve ser trabalhado e estudado, pois quando bem feita gera o objetivo esperado.
Priscila Linhares Xavier