sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Final de bimestre!


Olá, turmaaa!

Tudo bem com vocês?
Estudando?
Antes de deixar aqui algumas dicas para a avaliação na próxima semana, vou postar a foto dos alunos que estavam no coquetel de fechamento do seminário "Técnicas de Comunicação".

Além disso, quero parabenizar a todos que de fato se dedicaram em fazer uma boa apresentação. Percebo o crescimento de muitos de vocês. É uma pena que alguns ainda não tenham a consciência do quanto é importante esse momento da faculdade, os trabalhos orais e escritos, etc.

Ficamos bem, não é mesmo?




Então, vamos às questões da prova. Lembrem-se que apesar da avaliação ser fácil, exigirá conhecimento real do conteúdo. Dos 11 temas apresentados em sala de aula, elaborei 20 questões.

Dicas para refletir e escrever...



1) Qual é a principal função de uma propaganda corporativa?


2) De que maneira um programa de comunicação interna pode contribuir para a motivação funcional? Exemplifique.


3) Cite pelo menos cinco passos importantes, segundo Paul Argenti, a serem dados em relação à comunicação de uma crise.


4) Dê um exemplo de como o governo pode interferir em uma empresa privada, no Brasil, e explique por que a comunicação com o governo é importante.


5) Por que a comunicação empresarial é tão importante e quais são os seus objetivos, conforme explica Maria Alzira Pimenta?


6) Explique a afirmativa de Paul Argenti: "o principal público de uma organização pode mudar com o tempo" (p. 35).


7) Os funcionários de uma empresa podem ser considerados alvos de comunicação estratégica? Por que?


8) Faça a distinção entre clima e cultura organizacional.


9) Diferencie a propaganda corporativa da propaganda de serviços e produtos.


10) Conceitue identidade, imagem e reputação (de uma empresa).


11) Por que uma empresa deve cultivar boas relações com a mídia e como fazê-lo?


12) Qual é a importância do público-alvo na comunicação estratégica? Como Paul Argenti define público alvo principal e público alvo secundário? (p. 35)


13) Qual é o papel das agências reguladoras quando Paul Argenti se refere a "relações com o governo"?


14) O que é lobby? Como ele funciona no Brasil?


15) O que é SAC e qual sua importância para uma empresa?


16) Qual é a diferença (quanto aos objetivos) entre Relações Públicas, Marketing e Assessoria de Imprensa?


17) Quais são os passos importantes para uma tomada de decisão (Maria Alzira Pimenta)?


18) Explique o que é endomarketing e para que ele serve? Exemplifique.


19) Paul Argenti fala sobre "relações com os investidores". A que ele se refere? Onde entra a comunicação neste aspecto?


20) Por que é importante administrar a comunicação de uma crise?


____________________________________


Um comentário:

Anônimo disse...

FEIRA DO LIVRO:

Éum evento cultural, onde são expostas idéias, pensamentos, expressões e sentimentos através do livro.
A feira é feita para o público em geral, sua diversidade de conteúdos consegue atingir as criancas, os jovens e os adultos, de qualquer classe social.
Esse evento é uma forma de incentivar as pessoas a terem o prazer de ler um livro, de ampliar seus conhecimentos, melhorar a leitura e a compreensao dos textos. A feira do livro também raliza palestras, onde todo o público pode participar, assim como também leva autores que autografam seus livros em lancamento.
Esse evento é fundamental para que todos tehnam acesso a cultura e até mesmo diversão. É excepcional, pois cosegue de forma organizada, interagir o público e conscientizá-los da importancia da busca pelo conhecimento.